A anestesiologia veterinária é a especialidade responsável pelo uso temporário de anestésicos para controlar a dor e o desconforto do paciente durante uma operação, procedimento ou exame. Cada dose de anestésico está diretamente relacionada ao peso do paciente e às características do paciente, como idade, condições pré-existentes e anatomia do animal, tornando esta uma área extremamente complexa.
Um veterinário especializado em anestesia é responsável por escolher a melhor técnica anestésica, anestésico para cada caso, tipos de contenções e acompanhamentos e até cuidados pós-operatórios ou pós-anestésicos.
Após a anestesia, os pacientes são monitorados quanto à frequência cardíaca, frequência respiratória, controle da pressão arterial, saturação de oxigênio e controle da dor, garantindo procedimentos tranquilos e uma recuperação anestésica mais tranquila e segura.
A função da anestesia é suprimir a dor durante procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais. A sedação, por outro lado, pode ser indicada apenas para acalmar o paciente ou mesmo para diminuir o estresse durante a realização de alguns exames. Muitos pacientes precisam de sedação para passar por um raio-X, ultrassom, tomografia computadorizada, biópsia de pele ou outro procedimento relativamente indolor.